quinta-feira, 22 de abril de 2010

A mulher sabia edifica a casa

Bom como havia dito vou falar sobre essa mulher, li alguns estudos sobre essa mulher, afinal qual mulher se enquadra nesse titulo?! E pude ver que muita coisa diferente da realidade de nós mulheres cristãs casadas, quero me referir ao "orgulho", dizer que temos que ser submissas ao nosso esposo é um assunto polêmico para mulheres do século vinte um, digo isso por mim mesmo.
 Vou começar a postar aos poucos sobre o assunto, falando sobre as mulheres da bíblia que eram postas como essas mulheres sabias e virtuosas.


No livro de Provérbios de Salomão, capítulo 14 versículo 1, a palavra do Senhor diz: Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba com as suas próprias mãos.

Mas em que condições  o Senhor reconhece a sabedoria da mulher? Porventura o Senhor está referindo-se a mulher culta de desenvolvimento intelectual que possua formação didática? Certamente não. 
No livro dos Salmos a palavra afirma que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e comos humildes está à sabedoria.
A palavra faz alusão à mulher dotada de humildade espiritual na presença do Altíssimo, como Sara mulher estéril, sendo da idade de noventa anos, e tendo cessado o costume das mulheres, mas cheia de fé e temor a Deus, não duvidou da promessa do Senhor em lhe abençoar, dando-lhe um filho em sua velhice, colocando-a como mãe das multidões das nações pelo concerto que o Senhor havia feito com o seu marido, o nosso pai na fé, o patriarca Abraão, sendo esse da idade de cem anos.
Não poderíamos deixar de sublimar a sabedoria de Ana, quando atribulada, humilhada, e excessivamente irritada pela sua competidora, porque o Senhor lhe havia cerrado a madre, ela, pois, com amargura na alma, orou ao Senhor e chorou abundantemente, e fez um voto dizendo: 
Senhor dos Exércitos, se benignamente atenderes para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, e a tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei para todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passarás navalha.
E aconteceu que na mesma noite, o Senhor se lembrou de Ana, e concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel. O Senhor honrou a sua fé, a sua humildade, a sua sabedoria em buscar no Senhor, as suas precisões e alívio das suas angústias e tribulações

VEJAMOS ALGUMAS QUALIDADES DA MULHER VIRTUOSA
Pv.11.16 – A mulher aprazível (agradável,alegre) guarda a honra. (respeito próprio que resulta em um bom nome e na estima pública)
Pv. 12.4 – A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como apodrecimento nos seus ossos.
Pv.18.22 – O que acha uma mulher acha uma coisa boa e alcançou a benevolência (estima, afeto) do Senhor.

A boa esposa é aquela que teme a Deus em 1º lugar.



Vamos aprender, através da Bíblia Sagrada, algumas características de mulheres que eu e você jamais poderemos ser:

Pv. 9.13 - A mulher louca é alvoroçada (agitada, perturbada); é nécia (ignorante, estúpida, tola) e não sabe coisa alguma.
Pv.11.22 - Como jóia de ouro em focinho de porca, assim é a mulher formosa que se aparta da razão.
Pv. 21.19 - Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa (briguenta) e iracunda (que se ira facilmente).
Pv. 27.15 - O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa (briguenta), um e outro são semelhantes.

Deus fez a mulher para andar lado a lado com o marido, exercendo o papel de uma fiel companheira,nos momentos bons e nos momentos difíceis.



Significados 
Virtude - Quer dizer: disposição firme a habitual para a prática do bem, boa qualidade moral.
Virtuosa – Pessoa que domina em auto grau a técnica de uma arte.
Esta mulher de Pv. 31 serve de exemplo para nós, porque ela era uma mulher virtuosa. Ela sabia dominar em alto grau, a técnica de manter, uma família estruturada, na área: espiritual, emocional e porque não dizer também no lado físico desta abençoada família.



continua...